Fragmentos históricos dos nossos cursos e percurso...

A Escola Municipal  Especial de Ensino Fundamental Professor Elyseu Paglioli foi a primeira  escola   especial  municipal  de  Porto  Alegre,  fundada  em  1988  para  atender  alunos   com  deficiência mental. Nesta época, houve vários movimentos da  comunidade do  bairro  Cristal,  que  não  desejava   ter em suas proximidades  uma escola para “anormais”,  o  que   poderia   até   desvalorizar os imóveis da região.

No ano de 1995 foram iniciados os “projetos de Integração” na  escola,  os  quais  ofereciam vagas para alunos “normais” da comunidade nos cursos oferecidos até então  para os alunos matriculados na escola – cursos de máscaras, de teatro, de dança, de artes plásticas, de  jovem  cientista,  de vôlei  e  de educação ambiental. Neste mesmo ano, foi constituído o Projeto de Trabalho Educativo,  com  o  objetivo de integrar os alunos das escolas especiais em experiências de trabalho.

Em  1996,   o  Projeto   de   Integração   estende-se  para  a  Educação  Infantil.  Crianças   da comunidade na faixa etária de  4 e 5  anos  passam a  freqüentar  as  atividades do lº ciclo, inicialmente em uma turma-piloto e posteriormente na totalidade das turmas.

Tais  projetos  se  edificaram  com  o  objetivo  de  efetivar  o  que  no  Regimento  Escolar é denominado   “dessegregação”   de  sujeitos  com  algum  tipo  de  deficiência, assim como do espaço da escola especial  na  comunidade,  possibilitando que,  através  das  ações  educativas e das relações sociais ampliadas e  aprofundadas   possa   construir   conhecimento,  desenvolver  a  cidadania  e   reinventar as formas de interação e convivência com as diferenças.

Hoje continuamos investindo nestas possibilidades, ampliando o atendimento desde zero até 21 anos, oferecendo Complementos Curriculares de Expressão, Som e Movimento, Artes, Fotografia, Máscaras e  Jogos Teatrais.

SMED - Secretaria Municipal de Educação - Porto Alegre