Logotipo da escola  Nome da escola

A Escola teve seu início graças à iniciativa de uma mulher que junto a uma comunidade pobre na Vila Dona Teodora resolveu dedicar seu tempo às crianças daquela localidade.

A Escola Municipal Dolores Alcaraz Caldas começou a funcionar em 1950 numa modesta casa na Vila Dona Teodora. Foi fundada por Patrocina Saldanha da Gama que ao visitar um parente morador das proximidades na Via, impressionou-se com o número de crianças que estavam sem escola, vivendo em condições precárias. Comovida pela situação Dona Patrocina resolveu criar uma escola. Para isso, recorreu à Prefeitura Municipal de Porto Alegre, recebendo do chefe do executivo integral apoio.

Na época, entretanto, a Prefeitura não dispunha de recursos para construção do prédio, razão pela qual autorizou Dona Patrocina a levar avante a iniciativa.

Com os poucos recursos que possuía e a ajuda da comunidade, Dona Patrocina construiu sua própria Escola, mobiliando-a com velhos móveis escolares conseguidos junto à Secretaria de Educação e Cultura. No dia 21 de Março de 1950, Dona Patrocina viu seu sonho realizado. Foi o primeiro dia de aula na Escola que viria a ser geradora da atual Escola.

Em 25 de julho de 1957, foi oficialmente fundada a Escola Municipal Dolores Alcaraz Caldas, através do Decreto 1282/57, sob a jurisdição da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Desde então a escola cresceu junto à população da Vila Dona Teodora, abrigando e educando suas crianças e adolescentes. Mantinha o Curso Primário, atendimento a classe "E" e 6ª série como Projeto pioneiro da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.

Em 1971, quando de seu último ano de funcionamento junto ao 4º Distrito a Escola contava com sala de Direção, Secretaria, Biblioteca, aparelhos de audiovisual, aparelhagem de laboratório de Ciências, Sala de Artes e Desenho, Sala específica para funcionamento de Classe Especial, Oficina completamente equipada com maquinaria e demais ferramentas, Sala específica para desenvolvimento de Educação para Ler e Feira da Boa Vontade, Pavilhão específico para Curso Noturno, então Ginásio.

Na época a Escola contava com seis pavilhões que abrigavam salas de aula e salas especializadas. O pátio permitia a prática de Educação Física e o cultivo de horta escolar.

Em 1971, a Escola recebeu um novo prédio localizado na Vila Nova Restinga, onde deveria dar continuidade às suas atividades.

Em 11 de outubro de 1971, foi inaugurado um novo prédio, sob a direção da Professora Olga Lilian Castillo Berger que deveria orientar a formação da nova Escola, ao mesmo tempo que, coordenar e dirigir os trabalhos finais de encerramento e extinção do velho prédio.

Alguns professores da antiga Escola escolheram trabalhar junto à nova quando em 1972 encontraram os professores que a inauguraram formando assim um novo corpo docente.

Devido à necessidade crescente e de acordo com a Lei nº 5692/71 a escola gradativamente passou a ser uma escola de 1º Grau Completo. A instalação de 6ª e 7ª séries foi autorizada através da Portaria nº 013391/74 em 16.07.1974; e a 8ª série em 17.0575 pela Portaria 004519/75.

Sob a Direção da professora Olga Lilian Castillo Berger, em 1975 recebia seu certificado de conclusão de 1º grau a primeira turma de alunos da 8ª série.

Em 30 de junho de 1977 através do Decreto de Denominação nº 6008 a Escola recebia sua nova denominação passando a chamar-se ESCOLA MUNICIPAL DE 1º GRAU "DOLORES ALCARAZ CALDAS".

Em 27 de março de 1978 assumia  a Direção da Escola a professora Marama Nunes Cardoso dando continuidade ao trabalho iniciado e ampliando-o montou o Processo para instalação de Classe "E" o que foi autorizado através da Portaria nº 48437/88 em 7 de outubro de 1980. Em 30 de julho de 1980 foi aprovado o Regimento Escolar pela Portaria nº 31294/81, Regimento este outorgado pela Portaria nº 85/80 de 8 de dezembro de 1980.

Em 1981 assumiu a professora Sonia dos Santos Loitzebauer em cuja administração foi inaugurada a 2ª etapa de construção da Escola conforme o projeto inicial, após 10 anos de instalação.

A Escola já registrou até agosto de 1983, 373 termos de posse só no novo prédio da Vila Nova Restinga.

A Escola é constituída de um corpo discente de 1795 alunos do 1º ano do 1º Ciclo ao 3º ano do 3º Ciclo e do SEJA (Serviço de Educação de Jovens e Adultos) em média por ano letivo, docente de 102 profissionais da educação e 17 funcionários que desenvolvem um trabalho comunitário expressivo junto às demais entidades da comunidade.