Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano

(LIAU)

 

Professora responsável:

Laura Terezinha Pereira

 

“Estimular práticas sustentáveis, situando a necessidade destas ações e seus efeitos a curto, médio e longo prazo; pensar no futuro da existência humana na Terra requer movimentos individuais e coletivos, consciência das relações de interdependência e de que toda ação gera uma reação. Discutir ambiente é discutir vida. Na discussão exploram-se possibilidades e compreendem-se mais profundamente os conceitos em questão.” Laura Terezinha Pereira

 

Na EMEF Décio Martins Costa reativou-se o LIAU, com a professora Laura Terezinha Pereira, como complemento curricular, a partir do ano letivo de 2012. Sendo um complemento curricular, oferecido no turno da manhã, foram ofertadas vagas preferenciais para os alunos do 4º e 5º anos do turno da tarde. A primeira atividade foi reorganizar o Laboratório de Ciências a fim de viabilizar e qualificar o seu uso. Pois, anteriormente, este espaço era usado como sala de aula de projetos extraclasse. Após, com os grupos em constituição, foram trabalhados, ao longo de 2012, a observação dos espaços físicos, o conhecimento e o uso adequado de ferramentas, a compostagem doméstica, as sementeiras alternativas (tubos de papel jornal, garrafas pet), a compreensão da importância do “mulch”, o manejo da vegetação, a organização dos espaços escolares, o Atlas Ambiental de Porto Alegre (MENEGAT, R.  et al, 1998), o mapeamento dos espaços escolares (vistas: topo e frontal), o levantamento florístico e de aves presentes na Escola, o uso de máquina fotográfica digital para o registro do olhar dos estudantes do ambiente escolar.

A diversidade da fauna e da flora encantou os estudantes que viveram do LIAU em 2012. Para eles é semelhante a estar em um novo lugar apenas por olhar e ver o ambiente local. Este processo resultou na participação na Mostra Olhares da Escola com o projeto fotográfico “O olhar”. Os alunos cativados pelos trabalhos vistos na Mostra verbalizaram o desejo de partilhar novamente em 2013.

Os estudantes do LIAU também apresentaram, para os professores da Escola, nas reuniões pedagógicas do dia 04/10/2012, o projeto selecionado para a Mostra Olhares da Escola. Esperam-se, para 2013, novas oportunidades de compartilhar o conteúdo desenvolvido no LIAU à Comunidade Escolar.

Construiu-se o logo do LIAU e confeccionou-se a camiseta para as saídas do grupo.

 

 

Enfrentaram-se dificuldades com a manutenção dos canteiros externos ao pomar devido ao vandalismo de quem não plantou. Acredita-se que as novas parcerias e as campanhas de conscientização estas situações diminuirão em 2013.

Houve trabalhos conjuntos com a  A10, professora Milena e, em novembro, com o FECI. A partir da parceria com o FECI, com a educadora Cláudia Castro, surge o papel de monitor, para integrantes do LIAU, com a função de multiplicar os conhecimentos adquiridos junto aos demais colegas. O LIAU está aberto à continuidade desta parceria e de outras que estão por vir.

Entende-se que a continuidade deste projeto, com a professora Laura Terezinha Pereira, é a possibilidade de dar corpo a proposta iniciada em 2012, amplamente documentada na avaliação anual enviada para esta SMED.

 

Objetivos para 2013

 

ö  Orientar e instrumentalizar os professores para o uso do qualificado Laboratório de Ciências como espaço de aprendizado escolar com ênfase na alfabetização científica e na “ecoalfabetização”.

ö  Dar continuidade as parcerias constituídas em 2012: FECI, com educadora Cláudia e A10.

ö  Analisar os diferentes espaços escolares com o intuito de transformá-los em multiplicadores da consciência ecológica a partir das intervenções realizadas.

ö  Conhecer e documentar a fauna e flora nativas da região onde está inserida a Escola.

ö  Planejar “intervenções ecológicas” nos espaços escolares e no seu entorno imediato.

ö  Dar ciência da questão ecológica à Comunidade Escolar.

 

Desenvolvimento das ações

 

ö  Constituição de grupos de alunos, com um a dois encontros semanais, para conhecimento, análise, discussão e intervenção no ambiente escolar e no seu entorno imediato. (previsão de dois grupos de 10 alunos cada)

ö  Orientação de professores para o uso do Laboratório de Ciências e dos seus materiais.

ö  Promoção e divulgação de ações de alfabetização científica e consciência ecológica junto à Comunidade Escolar.

 

Atendimentos:

 

 

Horário

Atividade

Terça

  7h 30 às   9h 30

LIAU01

Terça

  9h 30 às 10h 30

LIAUFECI01

Terça

10h 30 às 11h 30

LIAUFECI02

Terça

16h 05 às 17h 45

LIAU02

Sexta

10h 30 às 11h 30

LIAUA11

 

 

Cronograma para o ano letivo de 2013

 

Data

Atividade

Público

Março

Reestruturação dos grupos de trabalho.

Alunos

Abril/Maio

Análise dos ambientes e levantamento de propostas de intervenção.

Alunos

A partir de maio

Intervenções no ambiente escolar. Oficinas temáticas.

Comunidade Escolar

Julho

Avaliação e replanejamento 2° semestre.

Comunidade Escolar

Agosto a Novembro

Continuidade das atividades.

Comunidade Escolar

Dezembro

Avaliação.

Comunidade Escolar

 

 

Recursos

 

 Os recursos materiais para o desenvolvimento do projeto serão providos pela própria escola, por estabelecimento de parcerias e em campanhas de reciclagem de materiais.

 

Resultados esperados

 

Compreensão das Ciências da Natureza como elemento fundamental na análise da qualidade de vida tanto na Terra quanto em uma residência unifamiliar.

Conscientização de que toda ação leva a uma reação que é o impacto ambiental e transformação dos hábitos e das atitudes da comunidade escolar em relação ao ambiente escolar buscando a harmonização e o equilíbrio ecológico.

 

Indicadores

 

Será considerada, como indicador, a comparação entre os levantamentos de registros da análise dos ambientes e do resultado das intervenções feitas.

 

Considerações Finais

 

          “Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: Uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o planeta Terra. Uma antiga fábula diz que a essência do ser humano reside no cuidado. O cuidado é mais fundamental do que a razão e a vontade.” Leonardo Boff, Saber cuidar

 

 

A proposta para as aulas de Ciências, no Ensino Fundamental, objetiva a construção de conceitos onde a análise do cotidiano fundamente os conteúdos e as experiências de sala de aula.  Por outro lado, enfatiza a importância das Ciências, na definição de ambiente e de vida, comprometendo-se em ampliar as concepções apontadas pela mídia e pelo mercado, a capacidade crítica e o estabelecimento de relações durante o processo de ensino-aprendizagem.

A continuidade da vida na Terra requer movimentos individuais e coletivos, consciência das relações de interdependência e de que toda ação gera uma reação. Torna-se essencial, para tanto, a transformação do espaço escolar em um lugar de debates, de leitura crítica da realidade e de estímulo às práticas sustentáveis conscientes. 

Instrumentalizar professores para o uso qualificado do Laboratório de Ciências e pautar a questão ecológica efetivamente na Escola, dentro dos pressupostos anteriormente colocados, são parcelas importantes na constituição dos laços do saber formal com a vivência cotidiana.

 

Referências

 

Astolfi, J.; Develay, M. A didática das ciências. Campinas: Papyrus. 1990.

 

Boff, L. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes. 1999.

 

BOFF, Leonardo. Saber cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes. 1999.

Brandão, C. R. B. O que é educação. São Paulo: Brasileense, 1995.

 

Cadernos pedagógicos da secretaria municipal de educação.  n. 9Porto Alegre: Secretaria Municipal de Educação. 2003.

 

Delors, J. Educação: um tesouro a descobrir.  9ª edição.  São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2004.

 

LEGAN, L. A ESCOLA SUSTENTÁVEL: Ecoalfabetização pelo ambiente. 2ª edição. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Pirenópolis,GO: Ecocentro IPEC, 2007.

 

MENEGAT, R., PORTO, M. L., CARRARO, C.C., FERNANDES, L. A. D. (COORDS.). Atlas Ambiental de Porto Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS. 1998.

 

Pereira, L. T. Ambiente e Vida. In: Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2. Ponta Grossa. Anais eletrônico. Ponta Grossa:UTFPR, 2010. artigo 187. ISBN: 2178-6135.

 

Projeto Político Pedagógico da EMEF Décio Martins Costa. 2008.

 

Regimento Escolar da EMEF Décio Martins Costa. 2008

 

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Caderno pedagógico n. 9. Porto Alegre, 2003.

Soletti, A.; Fontoura ,A. E. S.; Osório A.; Silva, C. de C.; Carvalho, C. T.; M., E. V. G.; Velazquez, H. B. M.; Zancanaro, L.; Rosado, R. M.; Menegat, R.; Alves, S. H.; Oliveira,  T. S. Laboratórios de Inteligência do Ambiente Urbano -LIAUs: o conhecimento do lugar fazendo a diferença na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. In: Encontro Nacional dos Geógrafos, 16. Anais XVI Encontro Nacional dos Geógrafos: Crise, práxis e autonomia: espaços de resistência e de esperanças - Espaço de Socialização de Coletivos. Porto Alegre. 2010. ISBN: 978-85-99907-02-3

Algumas atividades realizadas ao longo do ano de 2013: