Professora responsável:
Laura Terezinha Pereira
“Estimular práticas
sustentáveis, situando a necessidade destas ações e seus efeitos a
curto, médio e longo prazo; pensar no futuro da existência humana na Terra
requer movimentos individuais e coletivos, consciência das relações de
interdependência e de que toda ação gera uma reação. Discutir ambiente é
discutir vida. Na discussão exploram-se possibilidades e compreendem-se
mais profundamente os conceitos em questão.” Laura Terezinha Pereira
Na EMEF Décio Martins Costa
reativou-se o LIAU, com a professora Laura Terezinha Pereira, como
complemento curricular, a partir do ano letivo de 2012. Sendo um
complemento curricular, oferecido no turno da manhã, foram ofertadas vagas
preferenciais para os alunos do 4º e 5º anos do turno da tarde. A primeira
atividade foi reorganizar o Laboratório de Ciências a fim de viabilizar e
qualificar o seu uso. Pois, anteriormente, este espaço era usado como sala
de aula de projetos extraclasse. Após, com os grupos em constituição, foram
trabalhados, ao longo de 2012, a observação dos espaços físicos, o
conhecimento e o uso adequado de ferramentas, a compostagem doméstica, as
sementeiras alternativas (tubos de papel jornal, garrafas pet), a
compreensão da importância do “mulch”, o manejo
da vegetação, a organização dos espaços escolares, o Atlas Ambiental de
Porto Alegre (MENEGAT, R. et al, 1998), o mapeamento dos espaços escolares
(vistas: topo e frontal), o levantamento florístico e de aves presentes na
Escola, o uso de máquina fotográfica digital para o registro do olhar dos
estudantes do ambiente escolar.
A diversidade da fauna e da
flora encantou os estudantes que viveram do LIAU em 2012. Para eles é
semelhante a estar em um novo lugar apenas por olhar e ver o ambiente
local. Este processo resultou na participação na Mostra Olhares da Escola
com o projeto fotográfico “O olhar”. Os alunos cativados pelos trabalhos vistos
na Mostra verbalizaram o desejo de partilhar novamente em 2013.
Os estudantes do LIAU também
apresentaram, para os professores da Escola, nas reuniões pedagógicas do
dia 04/10/2012, o projeto selecionado para a Mostra Olhares da Escola.
Esperam-se, para 2013, novas oportunidades de compartilhar o conteúdo
desenvolvido no LIAU à Comunidade Escolar.
Construiu-se o logo do LIAU e
confeccionou-se a camiseta para as saídas do grupo.
Enfrentaram-se dificuldades
com a manutenção dos canteiros externos ao pomar devido ao vandalismo de
quem não plantou. Acredita-se que as novas parcerias e as campanhas de
conscientização estas situações diminuirão em 2013.
Houve trabalhos conjuntos com
a A10,
professora Milena e, em novembro, com o FECI. A partir da parceria com o
FECI, com a educadora Cláudia Castro, surge o papel de monitor, para
integrantes do LIAU, com a função de multiplicar os conhecimentos
adquiridos junto aos demais colegas. O LIAU está aberto à continuidade
desta parceria e de outras que estão por vir.
Entende-se que a continuidade
deste projeto, com a professora Laura Terezinha Pereira, é a possibilidade
de dar corpo a proposta iniciada em 2012, amplamente documentada na
avaliação anual enviada para esta SMED.
Objetivos
para 2013
ö Orientar
e instrumentalizar os professores para o uso do qualificado Laboratório de
Ciências como espaço de aprendizado
escolar com ênfase na alfabetização científica e na “ecoalfabetização”.
ö Dar
continuidade as parcerias constituídas em 2012: FECI, com educadora Cláudia
e A10.
ö Analisar
os diferentes espaços escolares com o intuito de transformá-los em
multiplicadores da consciência ecológica a partir das intervenções
realizadas.
ö Conhecer
e documentar a fauna e flora nativas da região onde está inserida a Escola.
ö Planejar
“intervenções ecológicas” nos espaços escolares e no seu entorno imediato.
ö Dar
ciência da questão ecológica à Comunidade Escolar.
Desenvolvimento
das ações
ö Constituição de grupos de alunos, com um a dois
encontros semanais, para conhecimento, análise, discussão e intervenção no
ambiente escolar e no seu entorno imediato. (previsão
de dois grupos de 10 alunos cada)
ö Orientação de professores para o uso do Laboratório de Ciências e
dos seus materiais.
ö Promoção
e divulgação de ações de alfabetização científica e consciência ecológica
junto à Comunidade Escolar.
Atendimentos:
|
Horário
|
Atividade
|
Terça
|
7h 30 às 9h 30
|
LIAU01
|
Terça
|
9h 30
às 10h 30
|
LIAUFECI01
|
Terça
|
10h 30 às 11h 30
|
LIAUFECI02
|
Terça
|
16h 05 às 17h 45
|
LIAU02
|
Sexta
|
10h 30 às 11h 30
|
LIAUA11
|
Cronograma
para o ano letivo de 2013
Data
|
Atividade
|
Público
|
Março
|
Reestruturação dos grupos de trabalho.
|
Alunos
|
Abril/Maio
|
Análise dos ambientes e levantamento de propostas de
intervenção.
|
Alunos
|
A partir de maio
|
Intervenções no ambiente escolar. Oficinas temáticas.
|
Comunidade Escolar
|
Julho
|
Avaliação e replanejamento 2° semestre.
|
Comunidade Escolar
|
Agosto a Novembro
|
Continuidade das atividades.
|
Comunidade Escolar
|
Dezembro
|
Avaliação.
|
Comunidade Escolar
|
Recursos
Os
recursos materiais para o desenvolvimento do projeto serão providos pela
própria escola, por estabelecimento de parcerias e em campanhas de
reciclagem de materiais.
Resultados
esperados
Compreensão
das Ciências da Natureza como elemento fundamental na análise da qualidade
de vida tanto na Terra quanto em uma residência unifamiliar.
Conscientização
de que toda ação leva a uma reação que é o impacto ambiental e
transformação dos hábitos e das atitudes da comunidade escolar em relação
ao ambiente escolar buscando a harmonização e o equilíbrio ecológico.
Indicadores
Será
considerada, como indicador, a comparação entre os levantamentos de
registros da análise dos ambientes e do resultado das intervenções feitas.
Considerações Finais
“Tudo o que existe e vive precisa
ser cuidado para continuar a existir e a viver: Uma planta, um animal, uma
criança, um idoso, o planeta Terra. Uma antiga fábula diz que a essência do
ser humano reside no cuidado. O cuidado é mais fundamental do que a razão e
a vontade.” Leonardo Boff, Saber cuidar
A proposta para as aulas de Ciências, no Ensino Fundamental,
objetiva a construção de conceitos onde a análise do cotidiano fundamente os
conteúdos e as experiências de sala de aula. Por outro lado, enfatiza a importância
das Ciências, na definição de ambiente e de vida, comprometendo-se em
ampliar as concepções apontadas pela mídia e pelo mercado, a capacidade
crítica e o estabelecimento de relações durante o processo de
ensino-aprendizagem.
A
continuidade da vida na Terra requer movimentos
individuais e coletivos, consciência das relações de interdependência e de
que toda ação gera uma reação. Torna-se essencial, para tanto, a
transformação do espaço escolar em um lugar de debates, de leitura crítica
da realidade e de estímulo às práticas sustentáveis conscientes.
Instrumentalizar professores para o uso qualificado do
Laboratório de Ciências e pautar a questão ecológica efetivamente na
Escola, dentro dos pressupostos anteriormente colocados, são parcelas
importantes na constituição dos laços do saber formal com a vivência
cotidiana.
Referências
Astolfi, J.; Develay, M. A didática das ciências. Campinas: Papyrus. 1990.
Boff, L. Saber cuidar:
ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes. 1999.
BOFF, Leonardo. Saber
cuidar: ética do humano – compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes.
1999.
Brandão, C. R. B. O
que é educação. São Paulo: Brasileense, 1995.
Cadernos pedagógicos da
secretaria municipal de educação.
n. 9. Porto
Alegre: Secretaria Municipal de Educação. 2003.
Delors, J. Educação: um tesouro a descobrir. 9ª edição. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC:
UNESCO, 2004.
LEGAN, L. A ESCOLA
SUSTENTÁVEL: Ecoalfabetização pelo ambiente.
2ª edição. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Pirenópolis,GO: Ecocentro IPEC, 2007.
MENEGAT, R., PORTO, M. L., CARRARO, C.C., FERNANDES, L. A. D.
(COORDS.). Atlas Ambiental de Porto
Alegre. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS. 1998.
Pereira, L. T. Ambiente e Vida. In: Simpósio
Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, 2. Ponta Grossa. Anais eletrônico. Ponta
Grossa:UTFPR, 2010. artigo 187. ISBN: 2178-6135.
Projeto Político Pedagógico da EMEF Décio
Martins Costa. 2008.
Regimento Escolar da EMEF Décio Martins Costa.
2008
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Caderno
pedagógico n. 9. Porto Alegre, 2003.
Soletti, A.; Fontoura ,A. E. S.; Osório A.; Silva, C.
de C.; Carvalho, C. T.; M., E. V. G.; Velazquez, H. B. M.;
Zancanaro, L.; Rosado, R. M.; Menegat, R.; Alves, S. H.; Oliveira, T.
S. Laboratórios de
Inteligência do Ambiente Urbano -LIAUs: o
conhecimento do lugar fazendo a diferença na Rede Municipal de Ensino de
Porto Alegre. In: Encontro Nacional dos Geógrafos, 16. Anais
XVI Encontro Nacional dos Geógrafos: Crise, práxis e autonomia: espaços de
resistência e de esperanças - Espaço de Socialização de Coletivos. Porto Alegre. 2010. ISBN: 978-85-99907-02-3
Algumas atividades realizadas ao longo do ano de 2013:
|