ESCOLA ABERTA

 

 

 
 

 "O programa Escola Aberta foi criado a partir de um acordo de cooperação técnica entre o Ministério da Educação e a Unesco e tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, por meio da ampliação das relações entre escola e comunidade e do aumento das oportunidades de acesso à formação para a cidadania, de maneira a reduzir a violência na comunidade escolar. Visa proporcionar aos alunos da educação básica das escolas públicas e as suas comunidades espaços alternativos, nos finais de semana, para o desenvolvimento de atividades de cultura, esporte, lazer, geração de renda, formação para a cidadania e ações educativas complementares, através de oficinas abertas a toda comunidade escolar."

 A EMEF Campos do Cristal encaixou-se no Programa Escola Aberta em Outubro de 2005, através de um convite da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (SMED). Na implantação havia apenas oficinas de Esporte e Lazer (Judô, Capoeira, Futebol feminino e masculino, Ballet e Dança). As atividades eram desenvolvidas nos sábados e domingos com uma grande participação de alunos da escola e também de membros da comunidade.

 A medida que houve uma apropriação da comunidade ao Projeto Escola Aberta, surgiu a necessidade de ampliar as oficinas, o Projeto passou a ter aos poucos oficinas de Geração de Renda como o Biscuit, Artesanato em geral e Reciclagem.

 Em 2006, as oficinas foram reformuladas e foi oferecido Artesanato em bambu, Artesanato em cestaria e Jardinagem. foi concretizando-se de uma maneira mais efetiva, o desejo desta comunidade pelas oficinas de Geração de Renda. No final de 2006 a escola começou a participar de feiras e eventos nos quais podia vender os produtos confeccionados nas oficinas, através de uma parceria da SMED e da Secretaria Municipal da Indústria e Comércio (SMIC). Além disso, também foram realizadas feiras na escola, na comunidade e no bairro para a comercialização dos produtos. Em função da participação em diferentes eventos e da qualidade dos trabalhos é freqüente a Escola Aberta receber convites para participar de atividades em outros bairros e instituições.

 Em 2007,  as oficinas oferecidas são as mesmas do ano anterior e os oficineiros também, o que demonstra o comprometimento destes profissionais e garante uma continuidade no trabalho desenvolvido, pois a s oficinas acontecem durante os doze meses do ano.

 Em 2008, houve novamente um equilíbrio na oferta das oficinas, a Geração de Renda que era maioria no ano anterior agora divide espaço com as oficinas de Esporte e Lazer. O ano começa com oficinas de Recreação, Biscuit, Jardinagem, Ballet, Dança, Futebol feminino, Pintura em tecido e Trabalhos em EVA.

 O Projeto Escola Aberta trabalha em conjunto com as atividades do calendário escolar  contribuindo nos eventos com a decoração da escola e também com a oferta de oficinas conforme o tema a ser desenvolvido.

 Este Projeto tem contribuindo para a formação integral dos alunos da EMEF Campos do Cristal, que demonstram a cada dia valorizar e cuidar do seu  espaço escolar. Participar do Projeto Escola Aberta representa para esta Escola a oportunidade ímpar de expressão na busca de identidade de uma comunidade que precisa afirmar-se e reconhecer-se através dos seus fazeres e saberes. Portanto, a Escola Aberta firma-se cada vez mais, como uma ação provocativa da auto-estima, do resgate da dignidade e da inclusão.

 

CRONOGRAMA

DIA OFICINA HORÁRIO
SÁBADO RECREAÇÃO 09: 00 - 12:00
SÁBADO PINTURA EM TECIDO 10:30 - 12:00
SÁBADO DANÇA I 14:00 - 16:00
SÁBADO DANÇA II 15:00 - 18:00
DOMINGO BALLET 09:00 - 12:00
DOMINGO BISCUIT 09:00 - 18:00 (várias turmas)
DOMINGO FUTEBOL FEMININO 09:00 - 12:00
DOMINGO FUTEBOL MASCULINO 14:00 - 18:00
DOMINGO RECREAÇÃO 14:00 - 18:00

 

A Escola Aberta funciona aos sábados e domingos, com diversas oficinas e atividades. A Coordenação Escolar  é realizada pela funcionária Fátima Vasconcelos (Fafá). As inscrições para participar das atividades oferecidas pelo Projeto são permanentes e podem ser realizadas na escola junto a Coordenadora Escolar.

Escola Aberta - Apresentação em Power Point

FOTOS