HISTÓRICO

 

 

 

  A EMEF Campos do Cristal iniciou suas atividades, em 1994,  na Avenida Diário de Notícias,  no Bairro Cristal,  em Porto Alegre. Neste local,  tinham apenas campos de futebol de várzea e  era considerado pela Prefeitura de Porto Alegre uma área verde.  

  Este lugar, aos poucos,  foi sendo ocupado por pessoas que vinham do interior do RS, gente que não tinha emprego e nem onde morar. Um dos primeiros moradores foi o Sr. Orlando Silva, ex-jogador de futebol. Aos domingos, havia partidas de futebol, atividade que reunia muitas pessoas. Com o tempo foi aumentando o número de moradores da vila. Os moradores,  receosos com o que a Prefeitura pudesse fazer com eles, se organizaram e formaram uma Associação de Moradores e reivindicaram para a Prefeitura a regularização da vila e a construção de uma creche. Em resposta, a Prefeitura argumentou que não poderia regularizar a vila, pois não dispunha de dinheiro para fazer esgotos, encanamentos de água e luz.

  Nessa época, início da década de 90,  já existia o Orçamento Participativo (OP). como a comunidade já estava organizada, reivindicaram junto a este fórum o pedido para obtenção de uma creche e ganharam uma escola de 1ª a 4ª série. Os moradores acreditavam que com a escola funcionando na vila a Prefeitura não os tiraria daquele local.

  A escola surgiu então, com um grupo de quinze professores que foram deslocados da Escola Municipal Gabriel Obino, no bairro Glória. Havia a intenção de  uma proposta de escola diferenciada das que já existiam no Município, mas somente oito dessas professoras conseguiram levar adiante esta proposta.

  A criação da escola ocorreu em agosto de 1993 e sua fundação em 13 de março de 1994, com turmas de 1ª a 4ª série. Em 1995, foram incluídas turmas de 5ª a 8ª série. Desde 1997, a escola optou pela proposta de Ciclos de Formação. Na passagem da Seriação para Ciclos de Formação, o número de turmas aumentou e foi preciso reorganizar o espaço escolar. Foi necessário a construção de mais um pavilhão, enquanto este era construído, o grupo de professores realizou estudos sobre a proposta escolar dos Ciclos de Formação e organizou a pesquisa sócio-antropológica. O novo pavilhão foi concluído no final de abril de 1997.

  Nesse ínterim de pedidos insistentes para a vila ser regularizada, surgiu uma empresa com a proposta de construir no  local da Vila um Shopping. A empresa propôs, reassentar por sua conta, todas as famílias em outro terreno da  Prefeitura, bem como organizar o sistema viário do bairro.

  A escola foi construída ao longo de 1998 juntamente com o novo condomínio Campos do Cristal no bairro Vila Nova. Os primeiros moradores instalaram-se no condomínio em 15 de outubro de 1998  e a escola continuou funcionando no Cristal.  Neste período, os alunos que já estavam instalados em suas novas moradias, eram transportados até a escola por um ônibus cedido pela empresa construtora.

  Terminada a construção da primeira etapa do condomínio e da escola, a EMEF Campos do Cristal passou a funcionar, desde de janeiro de 1999, no Beco do Império, 75. Os moradores da Vila Estaleiro só foram instalados no condomínio no bairro Vila Nova em 2002. Até 2003 funcionou o ônibus que transportava os alunos do Arroio Cavalhada para a escola.

  Atualmente a escola conta com 480 alunos, 10 turmas pela manhã (JB, B20, B30, C10, C20, C30) e 10 turmas à tarde (A10, A20, A30, B10)  e o antigo pavilhão de madeira foi substituído por um de alvenaria, bem como ocorre a ampliação do número de banheiros e a construção de uma nova caixa dágua.

  A EMEF Campos do Cristal  foi administrada pelas seguintes diretoras e vice-diretoras, em parceria com os demais integrantes da equipe diretiva, desde a sua fundação:

1994

Jucemara Figueiredo Fernandes

 

Carmelina Tramaglino

 1995

Jucemara Figueiredo Fernandes

Lizete Peralta da Rocha

1997

Lizete Peralta da Rocha

Silvana Brazeiro Conti

 1999

Mariângela Cárdia Machado

Liani Mendonça de Almeida

2002

Mariângela Cárdia Machado

Liani Mendonça de Almeida

2005

Sandra Porto da Silva

Flávia Diniz

 2008

Sandra Porto da Silva

Flávia Diniz

 

 

 

1997

 

1999- 2007

 

2008