LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA
3º ano do III Ciclo
Profª Jane Karnopp Diedrich
Coordenação Pedagógica: Profª Carla Olmos e Profª Roselia Sibemberg
Oficina de Informática: Profª Liége Teixeira de Moraes


"Conversando com Moacyr Scliar..."


Justificativa:

A incessante busca da capacitação do aluno para a leitura, tendo como objetivo o seu letramento, envolve o aspecto comunicacional e funcional da linguagem que se dá através do desenvolvimento de trabalhos abordando a diversidade textual.
Nesse enfoque temos a expectativa de que o aluno observe, perceba, reflita sobre o mundo, interagindo com seu semelhante. Entretanto, paralelamente às propostas que visam a ampliação dos horizontes de leitura dos alunos, está a constatação, no espaço da sala de aula e fora dele, de uma desmotivação para a leitura, talvez ocasionada pelo fato de o aluno sentir-se um mero decodificador de palavras ou reprodutor de estruturas textuais culminando numa pessoa sem habilidades de compreensão e expressão.
As ações para reverter esse processo conduzem a estudos constantes por parte dos professores, que possibilitem o acesso à produção cultural da humanidade, da comunidade e a participação plena no mundo letrado em que vivemos.
Dessa forma, o trabalho com diferentes tipos de texto espera viabilizar o acesso do aluno ao universo de textos que circulam no mundo letrado, dentre eles os textos literários. Textos esses que são registros de pensamentos e fantasias do homem e de sua relação com o mundo.
O texto literário diverte e expressa pensamentos e idéias através do conteúdo e da forma escolhidos pelo autor. A exploração de um texto em busca de efeitos que esse texto produz no leitor, é tornar consciente que a forma influi na maneira de o autor produzi-lo. O texto literário pode ser analisado como um elemento aberto em que leitor e autor sejam partes, ou melhor, constituam o texto.
Essa análise desloca-se para um trabalho com as emoções, únicas em cada texto e em cada leitor, com várias possibilidades de leitura, conforme a interação ocorrida.
Assim, neste projeto, a oportunidade de "conversar" com um autor da importância e versatilidade de Moacyr Scliar vem concretizar um processo cognitivo que extrapola respostas e remete a várias linhas de raciocínio, intencionalidade do autor, inferências relacionadas à visão de mundo e conhecimentos do aluno-leitor com as ações presentes no texto literário e com a visão de mundo do autor.

ROTEIRO DAS ATIVIDADES:

  Registro na agenda do aluno do "convite" para o encontro, objetivando a comunicação aos pais ou responsáveis sobre a visita(data, local, horário).

   Visita ao site   www.releituras.com/mscliar_bio.asp (para  pesquisa da biografia do autor).

   Leitura, debates, comentários, crítica de diferentes textos de Moacyr Scliar (relação anexa).

   Conhecimento, identificação e análise de artigos jornalísticos do autor.

   Seleção dos títulos a serem comentados por ocasião da visita (preferências, dúvidas, curiosidades...).

   Plenária para organização das estratégias que darão suporte para a "conversa".

 Roteiro
 (com as questões, levando em consideração os seguintes processos cognitivos)
 
Hipóteses:
 *Quais as idéias que lhe vêm à mente quando......
           *O título (do texto) sugere.....
 
Transformação:
 *Como poderia ser se......

*Como seria..... se .......

 
Inferência:
 *Ler entrelinhas, idéias implícitas

Crítica:
*Qual é a sua opinião sobre o comportamento da personagem......
*O que você faria se estivesse no lugar dela?....

Extrapolação:
 * Relacionar a idéia principal do texto com outras idéias ou situações.

Efeitos, intenções, emoções:
*O que você sentiu quando a personagem....
* Qual foi a intenção do autor ao utilizar....
* Na sua opinião, a intenção com determinado fato foi...............

Proposta de elaboração de uma reportagem, registrando a visita do autor.
Texto com discurso indireto (sem perguntas diretas).
Obs: alguns alunos do 2º ano, da equipe do jornal, serão convidados.

Textos trabalhados:

1. Cena médica - caderno "VIDA" - Zero Hora

2. Coluna Moacyr Scliar - caderno "DONNA" - Zero Hora

3. Contos e crônicas (livros da Biblioteca)


 
Turma C31 - 2004